Polícia Civil abre apuração contra Bolsonaro por vincular Lula a regime de ex-ditador da Síria
Ex-presidente é investigado por suposta ofensa a Lula em mensagem de WhatsApp. A apuração, que começou após uma denúncia, agora está sob responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal.
A Polícia Civil abriu uma apuração contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por possível crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A investigação foi iniciada após uma denúncia ao Ministério Público Federal, que encaminhou o caso para a Justiça Federal. O Ministério da Justiça também solicitou a abertura de um inquérito à Polícia Federal.
A PF, após análise, entendeu que o caso era de competência estadual e encaminhou para a Polícia Civil do Distrito Federal.
Bolsonaro é acusado de ter compartilhado, via WhatsApp, uma imagem ligando Lula a Bashar Al Assad, o ex-ditador sírio, associando-o a execuções de pessoas LGBTQIA+.
Como se trata de um crime contra a honra, a investigação requer a autorização do ofendido, neste caso, Lula. A PF também irá avaliar se a conduta representa outros crimes, já que a informação divulgada era falsa.
Os fatos investigados ocorreram após o mandato de Bolsonaro, o que fará com que o caso tramine na primeira instância.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e é réu em outro processo por suspeita de tentativa de golpe de Estado após sua derrota nas eleições, tendo sido proibido de usar celulares e redes sociais.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias