HOME FEEDBACK

Polícia da França faz operação contra partido de extrema direita de Le Pen

Polícia francesa investiga financiamento irregular do Reagrupamento Nacional. Operação acontece após condenação de Marine Le Pen por desvio de recursos da União Europeia.

Operação da polícia francesa aconteceu nesta quarta-feira (9) na sede do partido Reagrupamento Nacional (RN), de extrema direita.

Documentos relacionados às campanhas eleitorais recentes foram confiscados.

A informação foi divulgada por Jordan Bardella, líder do RN, em sua conta na rede social X.

Mais de 20 agentes da brigada financeira e dois juízes de instrução participaram das buscas, iniciadas às 8h50 (horário local).

Bardella afirmou que os alvos seriam financiadores “habituais” do partido, classificando as acusações como “vagas”, já analisadas pela Comissão de Contas de Campanha.

A operação ocorre após condenações de Marine Le Pen e outros membros do RN por desvio de recursos da União Europeia, o que pode afetar sua candidatura para as eleições presidenciais de 2027. Le Pen está recorrendo da decisão.

Segundo a Promotoria de Paris, essa operação é parte de uma investigação iniciada após denúncias de que o RN financiou ilegalmente suas campanhas.

Bardella declarou que os documentos das últimas campanhas estão agora com a Justiça e qualificou a operação como um ato político.

Leia mais em valoreconomico