Política comercial dos EUA causa incerteza econômica, mas poucas empresas citam impactos, aponta Firmus
Empresas enfrentam incertezas devido à política comercial dos EUA, mas poucos reconhecem efeitos diretos sobre custos e concorrência. A pesquisa do Banco Central revela expectativas moderadas para custos de insumos e mão de obra nos próximos meses.
A pesquisa Firmus, realizada pelo Banco Central (BC), revelou que a maioria das empresas não financeiras percebem a política comercial dos EUA como um fator de aumento da incerteza econômica.
A coleta de 187 respostas ocorreu entre 12 e 30 de maio de 2023. A pesquisa, que está em fase piloto, é feita trimestralmente e já está em sua quinta edição.
Segundo o relatório:
- 78,1% relataram aumento da incerteza devido à política norte-americana.
- 27,8% notaram aumento nos custos de insumos importados.
- 25,7% perceberam aumento na concorrência de importações.
No que diz respeito aos preços de produtos exportados, 38% afirmaram que não houve mudanças, enquanto 41,2% disseram que a demanda externa permaneceu estável.
Quanto aos custos de mão de obra, 60,4% esperam crescimento de 4% a 6% nos próximos 12 meses, evidenciando um recuo em relação à edição anterior. Por outro lado, a expectativa de crescimento se concentra mais entre 2% a 4%.
As expectativas para o custo médio de insumos também apontam para um crescimento reduzido, com 22,5% prevendo alta acima de 6%.
O relatório ainda mostrou:
- Estabilidade nas expectativas de ajuste de preços e margens de lucro.
- Inflação projetada em 5,50% para este ano.
- Projeção de crescimento do PIB em 2%.
- Câmbio ajustado para R$ 5,80.