Poluição do ar é responsável pela morte de 7 milhões de pessoas por ano, diz OMS
Encontro em Cartagena discute urgente combate à poluição do ar, que causa 7 milhões de mortes anuais globalmente. Especialistas destacam a necessidade de ações imediatas para proteger a saúde pública e reduzir desigualdades.
A poluição do ar é uma das principais ameaças ambientais à saúde, causando 7 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Cartagena, Colômbia, a OMS e outras entidades reuniram-se para a Segunda Conferência Mundial sobre Poluição do Ar e Saúde. O objetivo é buscar soluções para prevenir doenças e enfrentar a crise climática.
María Neira, diretora do departamento da OMS, afirmou: "Queremos respirar um ar que não nos mate, é simples assim".
A América Latina registra 367.000 mortes por ano devido à poluição do ar, tornando-se a segunda principal causa de morte após a hipertensão arterial.
Javier López, vice-presidente do Parlamento Europeu, descreveu a poluição como "uma pandemia invisível e em câmera lenta".
Cerca de 750 participantes estão presentes no congresso de três dias. Apesar de algumas melhorias nos níveis de poluição, desafios persistem, como a urbanização crescente e o uso de combustíveis poluentes.
Populações pobres e comunidades indígenas são as mais afetadas. Combater a poluição reduz desigualdade e protege ecossistemas, além de gerar economia na saúde.
Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula