Ponte do século 15 desaba por conta de chuvas na Espanha
Uma das mais importantes estruturas históricas da Espanha desabou devido às chuvas intensas. O governo se comprometeu a apoiar a reconstrução da ponte, que era um ícone cultural da região.
Parte da ponte romana do século 15, em Talavera de La Reina, desabou devido a fortes chuvas na madrugada de 23 de março de 2025.
A ponte, tombada como Bem de Interesse Cultural desde 2021, era um símbolo da cidade. O Ministério de Cultura da Espanha informou que apoiará a reconstrução do monumento.
O ministro Ernest Urtasun classificou a ponte como “patrimônio de valor incalculável”. O prefeito José Julian Gregorio expressou seu sofrimento pela perda, ressaltando que a ponte estava fechada antes do desabamento devido à alta do rio Tajo.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez demonstrou solidariedade e prometeu apoio para a reconstrução. A ponte, conhecida como Ponte Velha ou Ponte de Santa Catarina, é a mais antiga estrutura sobre o rio Tajo e passou por várias restaurações, a última em 2002.
O nível do rio Tajo atingiu 1.000 m³/s, levando a alertas de emergência em várias cidades, incluindo Madri, Guadalajara e Toledo. Centenas foram evacuados devido às cheias de outros rios, como o Alberche e o Jarama.
Madri permanece em estado de alerta, com 60 rodovias afetadas por chuvas e neve.