HOME FEEDBACK

Por determinação de Lula, Fazenda prepara lista de medidas de reciprocidade a tarifaço dos EUA

Lula busca medidas de retaliação às tarifas dos EUA para proteger a economia brasileira. Com a criação de um comitê interministerial, governo avalia ações dentro da Lei da Reciprocidade.

Lula determina elaboração de medidas para retaliação às sanções do governo Trump.

A medida foi solicitada à Fazenda com intuito de avaliar a aplicação da Lei da Reciprocidade.

Após a assinatura de Trump de um decreto que impõe tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, Lula pediu um diagnóstico da indústria farmacêutica e do setor de óleo e gás.

Informações sobre medicamentos importados dos EUA e insumos necessários foram requisitadas. Lula busca dados sobre diversos setores da economia para proteger a economia brasileira.

Nesta terça-feira (5), Lula reiterou seu interesse por retaliações comerciais, esperando conhecer as medidas em elaboração pela Fazenda.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o inventário precisaria da participação de outros ministérios e que seria preparado após a vigência do tarifaço.

As propostas devem ser apresentadas ao presidente na próxima semana.

Lula destacou que o Brasil não abrirá mão dos instrumentos de defesa previstos na legislação, mas está disposto a negociar, podendo recorrer à Lei da Reciprocidade em resposta às sanções.

Foi determinado a formação de um comitê interministerial para definir as medidas de resposta. O grupo, chamado Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, visa proteger a economia brasileira.

Sobre medicamentos, Lula busca informações sobre a compra de produtos de outros países, mesmo que patenteados nos EUA, e quer dados sobre a capacidade de produção local.

A Lei da Reciprocidade permite que o governo retalie a imposição de tarifas, permitindo, por exemplo, a produção de medicamentos com patentes sob proteção.

Leia mais em folha