HOME FEEDBACK

Por medo de novas sanções de Trump, importadores de diesel russo reativam contato com americanos

Importadores brasileiros buscam alternativas para o diesel em meio a ameaças de sanções dos EUA. A dependência do combustível russo levanta preocupações sobre possíveis aumentos nos preços internos.

Importadores brasileiros de diesel da Rússia reativaram contatos com fornecedores americanos, criando planos de contingência devido a possíveis embargos do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre vendas russas.

Nesta quarta-feira, Trump anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos importados da Índia, vinculada à compra de petróleo russo, resultando em preocupações sobre sanções adicionais contra o Brasil.

A Rússia é o maior fornecedor de diesel importado ao Brasil, com 66% de participação no mercado. Um quarto do mercado brasileiro é abastecido com diesel importado.

Grandes distribuidoras, como Vibra e Ipiranga, estão comprando diesel russo, mas afirmam que seguem sanções internacionais. O aumento nas importações se deu porque a Rússia passou a oferecer preços mais baratos.

Seria um aumento esperado de preços no mercado interno se o Brasil tiver que suspender o comércio de diesel russo, levando a uma possível instabilidade no mercado global.

O governo Lula já está analisando o problema e preparando um plano de contingência, sem identificar uma gravidade extrema no momento. Contudo, o efeito nos preços do diesel continua incerto.

Leia mais em estadao