HOME FEEDBACK

Por que 9 de julho deve ser um dos dias mais curtos da história da Terra

A aceleração da rotação da Terra pode tornar o dia 9 de julho um dos mais curtos da história, com uma redução prevista de até 1,51 milissegundos. Cientistas ainda investigam as causas desse fenômeno que tem se repetido nos últimos anos.

Um dia pode ser um dos mais curtos da história. Na quarta-feira (9/7), a Terra deve apresentar uma rotação acelerada, resultando em dias mais curtos.

Essa mudança vem ocorrendo nos últimos cinco anos, com o planeta girando alguns milissegundos mais rápido. O astrofísico Graham Jones observa que, apesar de sutis, essas oscilações têm sido registradas frequentemente.

Desde 2020, os dias mais curtos já alcançaram marca recorde de -1,66 milissegundos, e a tendência deve se repetir em eventuais datas: 9/7, 22/7 e 5/8, devido à menor influência gravitacional da Lua.

Possíveis explicações para essa aceleração incluem fatores como movimentos do núcleo terrestre, oceanos e atmosfera, segundo Jones e o especialista Leonid Zotov. Zotov sugere que a tendência pode mudar, levando a uma desaceleração nos próximos anos.

A professora Hannah Fry discute como a rotação da Terra varia ao longo do tempo, destacando que, no passado, o planeta girava mais rápido, resultando em 420 dias por ano.

Finalmente, o filósofo Julian Baggini aborda a percepção do tempo nas culturas. Ele destaca que, apesar da variação cultural, sempre haverá um reconhecimento da passagem do tempo, que afeta como planejamos e lembramos eventos.

Leia mais em bbc