Por que a ASICS está entrando no modelo de franquias
ASICS inicia expansão por meio de franquias no Brasil para conquistar corredores em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A marca planeja abrir 10 novas lojas em cidades estratégicas até o final do ano.
A marca japonesa ASICS está adotando o modelo de franquias no Brasil para alcançar corredores fora do eixo Rio-São Paulo.
A primeira loja franqueada será em Curitiba, com inauguração marcada para o final deste mês. O franqueado é um empresário local do setor esportivo.
A ASICS, cujo nome significa Anima Sana in Corpore Sano (mente sã, corpo são), planeja abrir mais 10 lojas até o final do ano. A marca busca franqueados experientes no varejo e no mercado esportivo.
Atualmente, a ASICS possui 17 lojas próprias no Brasil e 13 na América Latina, além de atuar online e com varejistas como Centauro e Decathlon.
“Queremos expandir a presença além do eixo São Paulo-Rio,” afirmou Alexandre Fiorati, CEO da ASICS América Latina. “As lojas franqueadas vão nos permitir essa capilaridade.”
A ASICS mapeou 25 cidades-chave no Brasil, incluindo capitais do Nordeste e grandes cidades do interior do Sudeste, com o objetivo de estar presente em todas em até dois anos, mais que dobrando o número de lojas.
Fiorati destacou que o modelo de franquia é bem estruturado no Brasil, com legislação clara que garante segurança jurídica.
Cerca de 70% dos produtos da ASICS no Brasil são voltados para a categoria running, que ganhou impulso após a pandemia. Estima-se que haja aproximadamente 8 mil provas no país.
A ASICS também planeja expandir suas corridas proprietárias, atualmente promovendo duas meias maratonas, e pretende patrocinar mais provas regionais.
“As lojas franqueadas serão pontos de encontro para corredores, permitindo o contato com assessorias de treinos e a retirada de kits de provas,” concluiu Fiorati.