Por que Ocidente e Rússia comemoram derrota nazista na Europa em datas diferentes?
A comemoração da vitória sobre o nazismo divide a Europa e a Rússia em um debate histórico. Enquanto Moscou celebra no dia 9, os países ocidentais marcam o feriado um dia antes, refletindo tensões políticas atuais.
Chefes de Estado Confirmam Presença em Moscou
Os líderes Xi Jinping (China), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Nicolás Maduro (Venezuela), Miguel Díaz-Canel (Cuba), Mahmoud Abbas (Palestina) e Alexander Lukashenko (Belarus) estarão em Moscou para as comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, em 9 de maio.
A rendição alemã ocorreu em 8 de maio, mas devido ao fuso horário, era 9 na União Soviética. Isso gerou disputas políticas pela data, especialmente no atual contexto da guerra na Ucrânia.
Em 7 de maio de 1945, a rendição incondicional das forças alemãs foi assinada em Reims. No dia seguinte, proclamou-se o fim da guerra na Europa. No entanto, a rendição da Alemanha foi oficializada apenas às 23h01 de 8 de maio (1h01 em Moscou).
Putin utiliza essa data para fazer uma grande demonstração militar, destacando a contribuição soviética na derrota do nazismo. Recentemente, houve críticas do governo russo ao reconhecimento ocidental dessa contribuição.
O ex-presidente Donald Trump também teve declarações polêmicas, exaltando o papel dos EUA e propondo renomear o 8 de maio como "Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial". Trump parece ignorar que a guerra não terminou com a rendição da Alemanha, pois a do Japão só ocorreu em 15 de agosto.
- A Segunda Guerra Mundial deixou cerca de 27 milhões de mortos na União Soviética.
- Na Europa, o 8 de maio é celebrado com diversos eventos, incluindo desfiles e shows.
- No Reino Unido, as festividades incluem presença da realeza e uma instalação artística na Torre de Londres.
- Na França, o dia é um feriado nacional com desfile militar e discursão do presidente Macron.
As celebrações em Moscou e em outras partes da Europa refletem a importância histórica dessas datas, cada uma reconhecendo sua contribuição para a vitória sobre o nazismo.