Por que os jovens com diploma em países ricos estão em apuros hoje?
Jovens graduados enfrentam um mercado de trabalho em transformação, com taxas de desemprego acima da média nacional e oportunidades em declínio. A saturação de diplomas e a automação estão diminuindo a valorização do ensino superior em diversas áreas.
Pobres perspectivas para jovens trabalhadores: O caminho tradicional para uma vida confortável já não é claro. As opções diminuem, com setores como tecnologia e direito enfrentando cortes de empregos.
Desemprego em ascensão: Dados de Matthew Martin mostram que a taxa de desemprego entre americanos de 22 a 27 anos com diploma está, pela primeira vez, acima da média nacional. Essa tendência é refletida na União Europeia e em outros países como o Reino Unido e Japão.
Queda do prêmio salarial: O “prêmio salarial universitário” está diminuindo. O graduado médio americano, que em 2015 ganhava 69% a mais que o não graduado, viu esse número cair para 50% no ano passado.
Satisfação no trabalho em queda: A “lacuna de satisfação dos graduados” nos EUA caiu de sete para três pontos percentuais, indicando uma maior descontentamento geral.
O problema da “superprodução de elites”: Peter Turchin alerta que a frustração de graduados sem oportunidades pode levar a agitações sociais, como revoluções passadas.
A educação universitária em questionamento: A expansão universitária pode ter reduzido os padrões, com alunos menos qualificados sendo admitidos e equipes de ensino não tão competentes.
Estudantes em desvantagem: Um estudo revela que muitos estudantes são funcionalmente analfabetos. Há também uma diminuição na correlação entre número de graduados e prêmio salarial a longo prazo.
Fatores de demanda em mudança: Mudanças tecnológicas e a capacidade crescente de empregadores em contratar não diplomados para funções antes exclusivas a graduados estão mudando o cenário de trabalho.
Cortes em setores antes promissores: Na União Europeia, o emprego jovem em finanças e seguros caiu 16% desde 2009. A busca por profissionais em direito e finanças no Reino Unido também está em declínio.
Papel da inteligência artificial: Embora a IA esteja automatizando funções, os declínios começam antes dessa tecnologia. A procura por empregos em setores de alto prestígio está diminuindo.
Escolhas de cursos: A matrícula em cursos de bacharelado está caindo nos EUA, mas aumentando em outros países. Contudo, muitos estudantes podem estar escolhendo áreas com menos perspectivas de emprego no futuro.