HOME FEEDBACK

Por que países suspenderam compra de frango do Brasil, se não há risco para consumo?

Ministro destaca que a gripe aviária não representa risco à saúde humana, mas pode impactar as exportações de frango. A suspensão das compras por alguns países é uma medida preventiva diante do primeiro caso registrado em granjas comerciais no Brasil.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirma que não há risco para a população após o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil.

A suspensão da compra de frango brasileiro por alguns países se deve ao receio da contaminação sanitária nas granjas estrangeiras, não ao consumo humano.

Fávaro explicou que o vírus H5N1 é eliminado pelo cozimento, tornando o consumo de carne e ovos seguros.

Ministério da Saúde destaca que o risco de infecção humana é baixo e ocorre apenas por contato direto com aves doentes.

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo, com os principais compradores sendo Emirados Árabes e Japão.

Os países têm regras sanitárias próprias e podem suspender importações automaticamente se a gripe aviária atingir a produção comercial.

O governo brasileiro decretouemergência zoossanitária até agosto de 2024 e busca acordos que reconheçam regionalização para exportação, restringindo-a a um raio de 10 km do foco da doença.

Medidas mais restritivas foram adotadas por China e União Europeia, com o Brasil se esforçando para obter bloqueios menos abrangentes de outros países, como Japão e Arábia Saudita.

Recentemente, os Estados Unidos enfrentaram contaminações em granjas, aumentando a demanda por ovos do Brasil.

Leia mais em globo