HOME FEEDBACK

Por que Trump e Putin vão se encontrar no Alasca e outras 4 perguntas

Reunião entre Trump e Putin busca solucionar a guerra na Ucrânia em meio a prazos apertados e tensões bilateral. Expectativas são baixas quanto a um cessar-fogo, já que ambos os lados têm reivindicações conflitantes.

Reunião entre Trump e Putin marcada para 15 de agosto em Anchorage, Alasca, visa discutir cessar-fogo na Ucrânia.

O encontro foi anunciado por Trump uma semana antes, com prazos para a Rússia concordar com um cessar-fogo ou enfrentar sanções.

Significado do Alasca: Território comprado dos russos em 1867. A reunião destaca a proximidade geográfica entre os países e seu histórico.

O assessor russo, Yuri Ushakov, mencionou que a escolha do Alasca é lógica devido à proximidade dos países, separados pelo Estreito de Bering.

Local do encontro: Confirmado na base Elmendorf-Richardson, maior instalação militar do Alasca.

Motivos da reunião: Trump tem pressionado para acabar com a guerra na Ucrânia e estabeleceu um prazo para Putin, devido à sua insatisfação com o andamento das negociações.

A Casa Branca afirmou que a reunião será um exercício de escuta para Trump, que pode viajar para a Rússia após o encontro.

Participação da Ucrânia: O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não participará, mas se reunirá virtualmente com Trump antes do encontro.

Putin havia solicitado a exclusão de Zelensky, que se opõe a qualquer acordo que não lhe inclua. Ele reiterou que não aceitará trocas territoriais.

Expectativas: Ambos os lados querem o fim da guerra, mas divergem em demandas: a Ucrânia não aceita o controle russo sobre a Crimeia e Putin quer certeza sobre a neutralidade da Ucrânia.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 2022, acreditando que a Otan estava buscando proximidade com suas fronteiras. O governo Trump tenta influenciar líderes europeus em um acordo de cessar-fogo que concederia à Rússia partes do território ucraniano.

O vice-presidente J.D. Vance destacou a necessidade de um líder decisivo para unir as partes em busca da paz.

Leia mais em bbc