HOME FEEDBACK

Por que Trump quer a Groenlândia?

Trump renova interesse pela Groenlândia, destacando sua importância geopolítica e de segurança nacional. Enquanto isso, o primeiro-ministro da ilha reafirma a autonomia gronelandesa e rejeita propostas de anexação.

A Groenlândia, uma ilha autônoma no Ártico, está no centro das atenções do presidente dos EUA, Donald Trump, que sugere anexação ou compra da região por motivos de segurança nacional.

Na última quarta-feira (26), Trump afirmou que o governo americano "tem que ficar" com o território. O vice-presidente J.D. Vance estará entre os visitantes da delegação que vai à Base Militar Especial dos EUA em Pituffik na sexta-feira (28).

A Groenlândia, que se tornou autônoma em 2008, é um ator estratégico devido ao degelo do Polo Norte, que facilita a exploração de rotas marítimas. Trump reafirmou sua intenção de tornar a ilha parte dos EUA, enquanto o primeiro-ministro groenlandês, Múte Bourup Egede, declarou que "não querem ser americanos nem dinamarqueses".

Com uma área de 2.166.086 km², 80% dela coberta de gelo, a Groenlândia tem uma população de apenas 57 mil habitantes, a maioria em Nuuk, a capital. Mesmo autônoma, a ilha ainda está sob controle dinamarquês em áreas como defesa e política externa.

O PIB da Groenlândia foi de US$ 3,24 bilhões em 2021, comparado aos US$ 408,38 bilhões da Dinamarca. Ela se tornou um território ultramarino da União Europeia após deixar a Comunidade Europeia em 1985, buscando mais autonomia sobre a pesca, seu principal setor exportador.

Leia mais em valoreconomico