'Por que você não volta para o seu país?', diz deputada dos EUA a repórter após pergunta sobre vazamentos
Deputada Marjorie Taylor Greene ignora questionamentos sobre vazamento de segredos militares e ofende repórter britânica. Esse incidente evidencia seu histórico de ataques a jornalistas e desinformação no Congresso americano.
A deputada dos EUA, Marjorie Taylor Greene, atacou a jornalista da Sky News, Martha Kelner, sugerindo que ela voltasse ao seu país. O incidente ocorreu após Kelner questionar Greene sobre o vazamento de segredos militares americanos durante o governo de Donald Trump.
A pergunta de Kelner, que abordava o risco para os soldados americanos devido ao vazamento de informações sobre ataques contra rebeldes houthis no Iémen, irritou Greene. A deputada, do Partido Republicano, desconsiderou a questão e afirmou não se importar com "notícias falsas".
Em uma coletiva, quando questionada novamente, Greene afirmou que não se importava com a opinião da repórter. Kelner, em um podcast, relatou ter sido "insultada de uma forma agressiva" e mencionou casos semelhantes anteriores.
Greene já havia atacado outra jornalista britânica em 2022, pedindo que ela "voltasse ao seu país" após uma questão sobre controle de armas. Ela representou a entrada do grupo conspiracionista QAnon no Congresso e enfrentou várias controvérsias, incluindo a suspensão de sua conta no Twitter por desinformação sobre Covid-19.
O vazamento em questão veio a público na segunda (24), quando a revista The Atlantic revelou que Jeffrey Goldberg, seu editor-chefe, foi acidentalmente incluído em um grupo do Signal, onde autoridades compartilhavam segredos militares. Entre os participantes estavam o vice-presidente J. D. Vance e o secretário de Defesa, Pete Hegseth.