Portaria de leilão de reserva de energia será publicada na 2ª feira
Ministro garante transparência na consulta pública do Leilão de Reserva de Capacidade de Energia. Novo certame, questionado por irregularidades, deve movimentar até R$ 13 bilhões em investimentos.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou que a consulta pública sobre o LRCAP (Leilão de Reserva de Capacidade de Energia) começará na próxima 2ª feira (25.ago).
O leilão enfrenta questionamentos do subprocurador-geral do MPTCU, Lucas Furtado, devido a indícios de irregularidades, como favorecimentos e distorções no mercado de energia.
Silveira destacou que há desinformação sobre o processo e ressaltou a inclusão do presidente do TCU, Vital do Rêgo, para garantir a transparência do leilão.
O novo leilão, que foi cancelado em abril por disputas judiciais, pode trazer investimentos de até R$ 13 bilhões com a viabilização de 5,5 GW (gigawatts).
Após a consulta pública, o governo definirá uma nova data para o LRACP, prevista para 2026.
O cancelamento anterior foi causado por impasses ligados ao CVU (Custo Variável Unitário) máximo e à flexibilidade no cálculo da potência das termelétricas, que ainda estão sob investigação pelo MPTCU.