HOME FEEDBACK

Portugal aumenta de forma limitada a importação de eletricidade da Espanha após apagão

REN reativa importação de energia elétrica da Espanha após apagão. Capacidade de importação será ampliada temporariamente, visando estabilização do sistema.

Redes Elétricas Nacionais (REN), responsável pelo transporte de eletricidade e gás em Portugal, anunciou uma ampliação limitada na importação de energia elétrica da Espanha.

A decisão foi comunicada nesta segunda-feira, após a retomada parcial do intercâmbio comercial na última quinta-feira (8).

Entre os dias 12 e 19 de maio, a capacidade de importação será de 1.000 megawatts (MW) entre 9h e 19h (hora local), aumentando para 2.200 MW no restante do dia.

A medida segue o apagão de 28 de abril, que afetou Portugal, Espanha e partes do sul da França, e faz parte de uma fase de estabilização.

Na semana passada, a REN já havia anunciado a reativação parcial do intercâmbio com a Espanha, com um limite de 1.000 MW.

Após o blecaute, Portugal optou por suspender temporariamente o comércio de eletricidade, mesmo com as interconexões restabelecidas.

No momento do apagão, Portugal estava importando energia da Espanha devido ao custo mais baixo, o que impactou o fornecimento no território português.

Leia mais em exame