HOME FEEDBACK

Posso conversar com Brasil sobre tarifas em algum momento, diz Trump

Trump manifesta disposição para dialogar sobre tarifas ao Brasil, enquanto Lula avisa sobre possíveis retaliações. Impactos econômicos podem ser significativos, especialmente para os estados com alta exportação para os EUA.

Presidente dos EUA, Donald Trump, anuncia diálogo sobre tarifa de 50% com o Brasil. Em coletiva de imprensa, ele disse que a conversa deve ocorrer "em algum momento".

A declaração veio após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar estar "aberto para negociar", embora tenha destacado a possibilidade de aplicar a Lei da Reciprocidade.

Trump criticou a forma como o Brasil está tratando Jair Bolsonaro, chamando-o de "bom homem" e "negociador durão". O americano comentou que já se conectou com o Canadá após o anúncio das tarifas de 35% e pediu que países continuem a trabalhar duro nas negociações.

A resposta do Brasil: Lula indicou que o Brasil pode retaliar com a Lei de Reciprocidade a partir de 1º de agosto, caso as tarifas sejam mantidas. Ele chamou a atitude de Trump de "inaceitável" e refutou as alegações de déficit comercial.

As tarifas impactarão setores-chaves da economia brasileira, como café, aeronaves e suco de laranja, e têm implicações políticas relacionadas à interferência do STF e ao processo contra Bolsonaro.

Estados mais afetados: São Paulo, Minas Gerais e Paraná, que possuem grande volume de exportações para os EUA, sentirão os efeitos econômicos de maneira intensa.

Segundo análise do JP Morgan, a tarifa pode reduzir o PIB do Brasil em até 1,2%, afetando também a competitividade dos EUA nos setores agrícola e aeroespacial.

Leia mais em exame