Potência da política monetária está relacionada à capacidade do BC de se comunicar, diz Galípolo
Gabriel Galípolo destacou a importância da comunicação eficaz na política monetária, que deve ser adaptada para atingir um público mais amplo. Ele ressaltou que bancos centrais estão se esforçando para se conectar com a sociedade, utilizando novas plataformas de comunicação.
Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destaca a importância da comunicação em debates entre bancos centrais no mundo.
Em um almoço com congressistas da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo e associados do Instituto Unidos Brasil, ele afirmou que a eficácia da política monetária está ligada à sua capacidade de comunicação.
Galípolo ressaltou que a política monetária tem um “dialeto próprio”, que pode ser hermético, e que é obrigação do BC adequar seus discursos para atingir mais pessoas.
O presidente do BC também mencionou que, atualmente, bancos centrais buscam se comunicar através de redes sociais para abordar temas que impactam o cotidiano.
Ele concluiu que esse é um processo de "tatear" a comunicação, buscando uma abordagem mais democrática, mas sem perder de vista as responsabilidades de estabilidade financeira e monetária.