Powell diz que estratégia em torno do emprego e inflação precisa ser reavaliada
Fed pode rever estratégia de política monetária diante de desafios inflacionários. Mudanças nas condições econômicas exigem nova abordagem sobre emprego e inflação, segundo Jerome Powell.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, destacou a necessidade de reconsiderar elementos chave sobre empregos e inflação após os últimos anos de desafios econômicos.
Durante uma conferência, Powell mencionou que a experiência inflacionária pode resultar em choques de oferta mais frequentes e persistentes, representando um desafio para a economia e os bancos centrais.
Ele afirmou que o cenário econômico mudou significativamente desde 2020 e essa revisão refletirá essas mudanças.
Powell não se aprofundou na política monetária atual, mas previu uma queda do índice PCE de inflação ao consumidor para 2,2% em abril, embora isso ainda não reflita aumentos de preços por tarifas.
Essa desinflação sem grandes danos à economia representa um “pouso suave” conseguido com a estratégia atual do Fed, que, nos últimos cinco anos, buscou taxas de desemprego mais baixas e compensou períodos de inflação fraca.
Powell ressaltou que a inflação intensa e a nova economia global exigem repensar essa abordagem. Ele mencionou discussões sobre insuficiências de emprego e a meta de inflação média, indicando possíveis revisões extensas da estratégia do Fed.
A ideia de tolerar inflação moderada não se mostrou efetiva com a recente inflação de quase dois dígitos pós-pandemia, afirmou Powell.