'Powell está nos custando bilhões de dólares', diz Trump sobre presidente do Fed
Trump critica novamente o Federal Reserve e pede redução das taxas de juros. O presidente dos EUA afirma que o atual patamar é nocivo à economia e questiona a inteligência de Jerome Powell.
Donald Trump critica o Federal Reserve em postagem nas redes sociais. Ele pede redução das taxas de juros, afirmando que deveriam estar 2,5 pontos abaixo do atual patamar.
No dia 18 de outubro, o Banco Central dos EUA decidiu manter as taxas de juros entre 4,25% e 4,5% ao ano. Trump, antes da decisão, criticou Jerome Powell, presidente do Fed, chamando-o de "idiota".
Em uma entrevista improvisada na Casa Branca, Trump afirmou que powell demora para agir e sugeriu que poderia fazer um trabalho melhor. Ele enfatizou o custo da dívida pública, mencionando que a inflação nos EUA está atualmente em 2,1%.
Trump também comparou a ação do Fed à Europa, que já teve dez cortes de juros. Apesar das críticas, ele mesmo indicou Powell para o cargo em 2017, quebrando a tradição de recondução.
Jerome Powell é advogado e tem laços com o Partido Republicano, tendo trabalhado em importantes postos na administração pública e no setor privado.
O mandato de Powell segue até maio de 2026.