HOME FEEDBACK

PP quer ‘protagonismo total’ para Derrite na pauta da segurança pública de olho no Senado em 2026

O Progressistas aposta na candidatura de Guilherme Derrite ao Senado em 2026, visando torná-lo uma voz proeminente no debate sobre segurança pública. O partido busca mobilizar apoio político, destacando a importância da segurança como prioridade entre os eleitores.

Progressistas (PP) busca estruturar e apoiar o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, como referência no combate à criminalidade. O partido acredita que essa temática se tornou prioridade diante de saúde e educação, o que pode impulsionar Derrite a uma candidatura ao Senado em 2026, com suporte de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.

A filiação de Derrite ao PP, inicialmente agendada para 8 de outubro, foi adiada para 22 de outubro para garantir a presença de Tarcísio e dos 49 deputados federais do partido. O presidente do PP, Ciro Nogueira, afirma que o protagonismo será de Derrite. O partido planeja promover fóruns de segurança pública, destacando o secretário.

Maurício Neves, presidente do PP-SP, sugere que Derrite lidere discussões sobre o endurecimento do sistema de justiça criminal. Há a expectativa de que projetos avancem após a resolução da anistia aos presos. Neves acredita que Derrite pode ser um líder no debate sobre segurança pública e que tem boas chances de vencer a eleição ao Senado.

Derrite, que saiu temporariamente do cargo para atuar na Câmara, busca contribuir para uma “ampla reforma do sistema de justiça criminal”. No entanto, enfrentará concorrência de outros governadores e legisladores com ambições semelhantes. Na eleição do Senado, dois candidatos serão indicados: Eduardo Bolsonaro e Derrite.

Pesquisas indicam que Derrite tem 23,3% das intenções de voto para o Senado, mas ele está confiante em sua candidatura e no apoio de Tarcísio. O governador apoiou Derrite em momentos críticos, como quando houve pressão para sua demissão devido a casos de violência.

Apesar de críticas sobre sua gestão, Ciro Nogueira defende Derrite, afirmando que a população aprova uma postura mais rigorosa. Antes, Derrite teve declarações polêmicas, mas foi orientado a adotar uma postura técnica na pasta.

A filiação de Derrite ao PP é vista como um retorno, já que ele começou sua carreira política no partido em 2018 e se mudou para o PL posteriormente.

Leia mais em estadao