PPSA habilita 10 empresas para leilão de 74,5 milhões de barris de petróleo do pré-sal
Leilão de petróleo da União oferecerá 74,5 milhões de barris no próximo dia 26. Dez empresas estão habilitadas, incluindo pela primeira vez a Equinor e ExxonMobil, para participar dessa disputa no pré-sal.
Dez empresas habilitadas para o 5º leilão de petróleo da União, que ocorrerá na quinta-feira (26) na B3, foram anunciadas pela Pré-Sal Petróleo (PPSA).
O leilão comercializará 74,5 milhões de barris de petróleo, relativos a contratos de partilha de produção do pré-sal.
As empresas habilitadas são:
- Equinor
- ExxonMobil
- Galp
- Petrobras
- PetroChina
- Prio
- Refinaria de Mataripe (Acelen)
- Shell
- TotalEnergies
Oito empresas já atuam no regime de partilha do pré-sal, exceto Prio e a refinaria de Mataripe. É a primeira participação de Equinor e ExxonMobil no leilão.
O certame será dividido em sete lotes, referentes aos campos de Mero, Búzios, Itapu e Sépia. Inicialmente, seriam 78,5 milhões de barris divididos em oito lotes, mas um lote de 4 milhões de barris do campo de Bacalhau foi excluído.
No contrato de partilha, o Estado brasileiro é proprietário do petróleo e gás natural, enquanto as petroleiras atuam como operadoras. A PPSA gerencia 17 contratos nesse regime.
A disputa no leilão envolve o excedente em óleo, que é a parcela da produção a ser repartida entre a União e a empresa vencedora, conforme critérios do contrato.