PPSA realizará Leilão de Áreas Não Contratadas do pré-sal em dezembro
Leilão de áreas do pré-sal promete atrair investimentos e reforçar a economia nacional. O evento, agendado para 4 de dezembro, oferecerá participação da União em jazidas estratégicas.
A Pré-Sal Petróleo (PPSA) realizará o Leilão de Áreas Não Contratadas das Jazidas Compartilhadas de Mero, Tupi e Atapu no dia 4 de dezembro, na B3, em São Paulo.
O leilão oferecerá a participação da União, que atualmente é de:
- 3,5% em Mero
- 0,551% em Tupi
- 0,95% em Atapu
O pré-edital foi publicado em 25 de setembro. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o leilão é um passo estratégico para a valorização dos recursos do pré-sal e mencionado que o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores de petróleo.
Silveira afirmou que o leilão proporcionará oportunidades de investimento, geração de empregos e renda, reforçando a soberania energética do país e fortalecendo a economia.
O leilão é amparado pela lei nº 15.164/2025, que permite à União alienar direitos em áreas não concedidas do pré-sal, com parâmetros aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
O diretor-presidente da PPSA, Luis Fernando Paroli, afirmou que estão oferecendo ativos de classe mundial em operação, com altíssima produtividade e reservas expressivas, atraindo investidores de alto desempenho.
Para mais informações, a PPSA realizará um seminário de lançamento no dia 1º de setembro. De 9 de setembro a 5 de novembro, um pacote de dados híbrido estará disponível e potenciais interessados poderão contribuir para as regras do edital até 8 de setembro.
As empresas interessadas poderão acessar dados em formato virtual e agendar reuniões técnicas presenciais.