Praça dos Três Poderes amanhece vazia no julgamento de Bolsonaro
Supremo Tribunal Federal deve decidir se aceita a denúncia contra Jair Bolsonaro e 7 aliados por tentativa de golpe de Estado. O julgamento acontece em meio a um esquema de segurança reforçado na Praça dos Três Poderes.
Praça dos Três Poderes em Brasília amanheceu vazia nesta 4ª feira (26.mar.2025). O movimento aumentará a partir das 8h30, com a chegada de jornalistas, advogados e ministros para a sessão da 1ª Turma do STF.
O colegiado analisará o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 7 aliados por tentativa de golpe de Estado. O julgamento começa às 9h30.
Um esquema de segurança especial foi preparado, com reforço de agentes e monitoramento. A responsabilidade é da SSP-DF e da Polícia Judicial.
Bolsonaro deve acompanhar a sessão no plenário, como fez no 1º dia de julgamento. Na 3ª feira (25.mar), ele foi o único acusado a comparecer.
A 1ª Turma iniciou a análise da denúncia no dia 25, decidindo se há elementos para iniciar a ação penal. O julgamento abrange o núcleo central da organização criminosa, responsável por ações impactantes.
- Presidente do colegiado: ministro Cristiano Zanin.
- Relatório de Alexandre de Moraes a favor de tornar os denunciados réus.
- Manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
- Defesas dos acusados se manifestaram por ordem alfabética.
- Todas as teses preliminares foram rejeitadas, exceto a sobre a competência da 1ª Turma.
O processo segue, com o Supremo ouvindo testemunhas e realizando investigações antes das alegações finais. Novas datas já estão marcadas para grupos denunciados.
Para mais informações, acompanhe a cobertura completa no Poder360.