HOME FEEDBACK

Preço da gasolina deve cair com maior oferta de etanol pela Petrobras, diz ministro de Minas e Energia

Ministro destaca que com a implementação do E30, o Brasil se tornará autossuficiente em gasolina e garantirá a queda no preço para os consumidores. A proposta também visa aumentar a produção interna de etanol e gerar novos empregos no setor.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o aumento da oferta de etanol fará a Petrobras se tornar autossuficiente em gasolina no mercado interno.

Ele destacou que, com a nova mistura E30 (30% de etanol na gasolina), o país exportará o excedente e o preço do combustível para o consumidor deve cair.

Silveira afirmou que o Brasil não era independente da importação de gasolina desde 2010. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) será convocado para discutir o aumento da mistura de 27% (E27) para 30% (E30) ainda no primeiro semestre.

“Esse é um ganho incalculável para a soberania nacional e segurança energética”, disse o ministro. Além disso, destacou que o E30 terá impacto positivo na balança comercial e que a gasolina na bomba vai cair.

Silveira afirmou que a adoção do E30 livrará o país das amarras do preço de paridade internacional. Em 2024, o Brasil importou 760 milhões de litros de gasolina, mas com a mudança, a Petrobras deve passar a exportar.

A nova estratégia pode gerar um aumento de 1,5 bilhão de litros por ano na demanda por etanol, criando 25 mil empregos diretos e indiretos.

Silveira também mencionou que o Brasil está cumprindo as metas do Acordo de Paris, com R$ 9 bilhões em investimentos planejados.

Leia mais em valorinveste