HOME FEEDBACK

Preço do arroz dispara no Japão, e agricultores protestam contra regras que limitam produção

Produtores de arroz no Japão se unem em protesto contra políticas governamentais que restringem a produção, mesmo diante da escassez. A insatisfação com a gestão da crise repercute na economia e no cenário político do país.

Protestos de Agricultores no Japão devido à alta do preço do arroz que está assustando consumidores e afetando produtores locais.

No último ano, o Japão enfrentou uma escassez de mais de 200 mil toneladas de arroz. Os preços dispararam, supermercados limitaram a compra e o governo utilizou reservas emergenciais.

Apesar da escassez, o governo paga agricultores para limitarem a produção, uma política que custa bilhões anualmente e dura há décadas.

Mais de 4 mil agricultores protestaram em Tóquio, reivindicando por melhorias, com cartazes como: “O arroz é vida” e “Produzimos arroz, mas não conseguimos sobreviver.”

A infl ação dos alimentos frescos subiu 19%, com um aumento de 81% no preço do arroz, afetando a economia e reduzindo o gasto familiar.

Essa crise ocorre antes de uma eleição para a Câmara Alta, o primeiro grande desafio do primeiro-ministro Shigeru Ishiba após a renúncia de seu antecessor.

A escassez deve-se a uma combinação de fatores, incluindo um verão recorde de calor. Especialistas apontam que a verdadeira causa é a redução de terras cultiváveis imposta por políticas que visam elevar os preços do arroz.

Os agricultores defendem um modelo de expansão na produção para melhorar a segurança alimentar e reduzir preços, além de atrair novas gerações para o setor, segundo Nobuhiro Suzuki, professor de economia agrícola.

Leia mais em o-globo