HOME FEEDBACK

Preço do barril de petróleo vai a US$ 65 após China retaliar EUA

Queda acentuada no preço do barril de petróleo brent reflete tensões da guerra comercial. Medidas tarifárias entre EUA e China podem impactar globalmente a inflação e os custos de energia.

Queda do preço do petróleo: O barril de petróleo brent caiu pelo 2º dia seguido, cotado a US$ 65,70, com uma queda de 6,29% por volta de 12h10. É o menor valor desde 20 de agosto de 2021.

A redução nos preços do petróleo tende a diminuir os custos de combustíveis e energia, aliviando as pressões inflacionárias no Brasil e no mundo, especialmente para a classe média que consome gasolina regularmente.

Mercados reagindo à guerra comercial: A tensão advém do aumento de tarifas iniciado pelo presidente Donald Trump na 4ª feira (2.abr). A China anunciou tarifas adicionais de 34% sobre importações dos EUA, em resposta às taxas dos EUA.

Essas tarifas chinesas entrarão em vigor em 10 de abril, aumentando o total de tarifas sobre as exportações dos EUA para acima de 60%.

O porta-voz do Ministério do Comércio chinês alertou que “não há vencedores em uma guerra comercial”. A China, enfrentando uma crise no setor imobiliário e deflação, acionou uma resposta imediata à política dos EUA.

A taxa aplicada aos produtos brasileiros foi de 10%, consideravelmente menor que a de 60 países. Economistas sugerem que isso pode criar oportunidades comerciais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar hoje (4.abr) um projeto de lei para adotar reciprocidade tarifária, permitindo retaliação similar à da China.

Leia mais em poder360