“Preconceito contra a livre-iniciativa”, diz Barroso sobre críticas a Gilmarpalooza
Luís Roberto Barroso defende a participação de ministros do STF em eventos empresariais, apontando preconceitos contra o empresariado como causa das críticas. O presidente da Corte ressalta a importância de ouvir diferentes segmentos da sociedade, incluindo empresários e comunidades.
Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, responde críticas
Na 4ª feira (3.jul.2025), Barroso defendeu a participação de ministros do STF no 13º Fórum de Lisboa, também chamado de “Gilmarpalooza”, que é organizado pelo ministro Gilmar Mendes.
Barroso atribuiu as críticas a uma visão preconceituosa contra o empresariado, ressaltando que há um excesso de foco no negativo no Brasil. Ele disse:
- “No fundo, [é] preconceito contra o empresariado, contra o empreendedorismo, contra a livre-iniciativa.”
O ministro também mencionou que sua função é ouvir diversos segmentos da sociedade e ressaltou a importância de sua presença em eventos empresariais:
- “Mas quando eu vou a um evento de empresários, é que há essa grita geral.”
Entre os empresários presentes no fórum estão:
- Diego Barreto (CEO do iFood)
- André Porto (diretor da Amobitec)
- Lucas Costa Beber (presidente da Aprosoja-MT)
- Alexandre Nogueira (CEO da Light)
- Marcelo Zanatta (CEO da Âmbar Energia)
Durante o evento, Barroso participou de uma mesa de debates sobre regulação da IA (Inteligência Artificial) e destacou uma decisão do STF sobre a responsabilidade das plataformas digitais pelo conteúdo publicado por usuários, classificando-a como “extremamente equilibrada”.
Sobre o Fórum
O 13º Fórum de Lisboa, também conhecido como “Gilmarpalooza”, discute o tema “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.