HOME FEEDBACK

Preços do minério de ferro seguem firmes com demanda sazonal da China

Os preços do minério de ferro refletem a demanda sazonal, mas são contidos por cortes de produção nas siderúrgicas chinesas. Apesar do aumento na produção de aço, analistas apontam fraqueza no mercado, limitando novos avanços nos preços.

Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, impulsionados pela demanda sazonal no setor de fabricação de aço.

Na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China, o contrato de maio encerrou com alta de 0,19%, a 780 iuanes (US$107,38) por tonelada. Em Cingapura, o minério de ferro de referência de abril avançou 0,61%, alcançando US$102,2 por tonelada.

Melhora na produção de aço:

  • Produção média de 2,75 milhões de toneladas de aço bruto por dia em março (+1,6% mensal).
  • Retorno de altos-fornos reformados e recuperação na produção de ferro fundido.

Apesar da estabilidade dos preços do minério de ferro, analistas apontam para sinais de fraqueza no mercado de aço, limitando novos ganhos.

A Rizhao Iron & Steel está desmantelando quatro altos-fornos para remover uma produção anual de 1,9 milhão de toneladas de metal quente.

Além disso, várias siderúrgicas na região de Xinjiang, China, iniciaram cortes de produção, em resposta à iniciativa de Pequim de reduzir a capacidade do setor, que enfrenta excesso de oferta.

Leia mais em infomoney