Prefeita de Washington D.C. chama medida de Trump de “perturbadora”
Prefeita de Washington D.C. critica envio da Guarda Nacional e defende a segurança local. Ela ressalta que a capital apresenta os menores índices de crimes violentos em 30 anos, desafiando a narrativa de crise do governo federal.
A prefeita de Washington D.C., Muriel Bowser (Partido Democrata), criticou nesta 2ª feira (11.ago.2025) a decisão do presidente Donald Trump (Partido Republicano) de enviar a Guarda Nacional para combater a criminalidade na capital.
Bowser classificou a medida como “perturbadora” e “sem precedentes” e reafirmou que o chefe da polícia local continua no comando. Em sua conta no X (Twitter), declarou que “cumprirá a lei e trabalhará com as autoridades federais” para manter a cidade “segura, bonita e a melhor cidade do mundo”.
A prefeita destacou que Washington D.C. possui o “menor índice de crimes violentos dos últimos 30 anos”, contradizendo a afirmação de Trump sobre uma “grave crise de segurança”.
O procurador-geral de D.C., Brian Schwalb (Partido Democrata), chamou as ações federais de “inéditas, desnecessárias e ilegais” e afirmou estar “considerando todas as nossas opções” para proteger os direitos dos moradores.
A Casa Branca defendeu as ações de Trump, alegando que ele “tomou medidas executivas ousadas para libertar Washington D.C. do buraco negro de crimes e falta de moradia” que resultaram da liderança democrata. Eis o comunicado oficial do governo.