Prefeito alvo da PF venceu candidato de Bolsonaro em reduto do PT
Marcelo Lima é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Estafeta. Ele foi afastado do cargo e deve usar tornozeleira eletrônica enquanto a investigação prossegue.
Operação da PF: Nesta 5ª feira (14.ago.2025), Marcelo Lima (Podemos), prefeito de São Bernardo do Campo (SP), foi alvo da Operação Estafeta.
Ele venceu as eleições de 2024, derrotando Alex Manente (Cidadania), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A cidade é reduto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que apoiou Luiz Fernando (PT) nas últimas eleições, mas não chegou ao 2º turno.
Marcelo Lima foi afastado do cargo e deverá usar tornozeleira eletrônica. As medidas foram determinadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).
A operação investiga corrupção e lavagem de dinheiro, com suspeitas de que Lima faça parte de uma organização criminosa em São Bernardo do Campo.
A investigação teve início em julho, após a PF encontrar R$ 14 milhões com um funcionário público ligado ao prefeito. Há indícios de propina em contratos com empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo do Campo afirmou que “irá colaborar com todas as informações necessárias em relação ao caso” e garantiu que o episódio “não afeta os serviços na cidade”.