Prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, é afastado do cargo
Ekrem Imamoglu, prefeito de Istambul e potencial candidato à presidência, é afastado sob graves acusações de corrupção. A medida provoca ondas de protestos e intensifica a tensão política na Turquia.
Prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, é afastado
Ekrem Imamoglu, do Partido Republicano do Povo (CHP) e principal oponente de Recep Tayyip Erdogan, foi afastado do cargo neste domingo (23.mar.2025) e está preso desde 19.mar. por corrupção e por liderar uma “organização criminosa”.
O Ministério do Interior da Turquia anunciou que um prefeito interino será eleito nos próximos dias. A decisão se baseia no artigo 127 da Constituição turca e no artigo 47 da Lei dos Municípios, tratada como medida cautelar.
Além de Imamoglu, dois outros prefeitos distritais também foram removidos. Desde a detenção, mais de 340 pessoas foram presas em protestos que aumentaram após o governo autorizar a atuação policial.
Imamoglu é acusado de:
- Registro ilegal de dados pessoais
- Recebimento de suborno
- Fraude em licitações públicas
- Formação de organização criminosa
A prisão ocorreu poucos dias antes de ser nomeado candidato à presidência pelo CHP. O líder do partido, Ozgur Ozel, chamou a operação de “um golpe” e pediu união na oposição.
O CHP confirmou que mantém a candidatura de Imamoglu, independentemente da situação.
Comunicado do Ministério do Interior sobre o afastamento e prisão de prefeitos.