HOME FEEDBACK

Prefeito de Newark, nos EUA, é preso em protesto em centro de detenção de imigrantes

Prefeito de Newark é preso durante protesto em centro de detenção de imigrantes. A detenção ocorre em meio a uma acirrada campanha eleitoral para o governo de Nova Jersey.

Prefeito de Newark, Ras Baraka, preso nesta sexta-feira (9) após recusar deixar um centro federal de detenção de imigrantes.

A promotora federal, Alina Habba, denunciou que Baraka cometeu invasão de propriedade e ignorou alertas para deixar o local, enfatizando que "ninguém está acima da lei."

A prisão ocorreu durante uma manifestação em que três membros democratas do Congresso, incluindo Robert Menendez Jr. e Bonnie Watson Coleman, estavam presentes. O Departamento de Segurança Interna declarou que os manifestantes invadiram o centro durante a chegada de um ônibus de detentos.

A secretária adjunta, Tricia McLaughlin, afirmou que a invasão representa um risco à segurança e que os membros do Congresso deveriam ter solicitado uma visita oficial.

LaMonica McIver, da Câmara dos Representantes, criticou a falta de transparência e pediu por esclarecimentos sobre a situação dos detentos, destacando a necessidade de dignidade.

Baraka, que é candidato ao governo de Nova Jersey, enfrenta uma disputa acirrada na eleição primária no próximo mês.

Leia mais em folha