Prefeito de SP critica demora em investigação de ataques a ônibus
Prefeito destaca preocupação com a eficácia das investigações após novos ataques a ônibus em São Paulo. Ele critica o tempo das apurações e sugere que a tecnologia pode estar relacionada aos crimes.
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, criticou a lentidão nas investigações sobre os ataques a ônibus durante entrevista à GloboNews, nesta 2ª feira (14.jul.2025).
Desde 12 de junho, 421 veículos foram danificados na cidade, conforme dados da SPTrans. Na 2ª feira, houve 47 novos casos de depredação, o 2º maior registro diário, apenas atrás dos 59 ataques em 7 de julho.
Nunes enfatizou a demora da Polícia Civil e afirmou que: “Está demorando, eu reconheço”. Ele tentou minimizar a crítica, dizendo que se referia ao tempo da investigação.
A onda de vandalismo começou há cerca de um mês, afetando não só São Paulo, mas também municípios da Grande São Paulo e Baixada Santista. A Artesp registrou 249 ocorrências de 1º de junho a 11.jul, apenas para ônibus intermunicipais e metropolitanos.
Três linhas de investigação estão em curso:
- Possível ligação com o PCC
- Desafios da internet
- Ações de empresas ou indivíduos do setor de transporte urbano coletivo
Nunes indicou que a investigação pode apontar para os desafios da internet, embora a motivação dos criminosos continue desconhecida pela Polícia Civil.