Prefeitos da Grande São Paulo rejeitam renovação de concessão da Enel, diz Ricardo Nunes
Prefeituras da Grande São Paulo se unem contra a renovação da concessão da Enel, alegando insatisfação com os serviços prestados. A ação, proposta pelo prefeito Ricardo Nunes, reflete a preocupação com a qualidade da energia elétrica na região.
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anuncia ação conjunta dos municípios da Grande São Paulo contra a renovação da concessão da Enel para distribuição de energia elétrica.
A renovação, que pode se estender por mais 30 anos, está em avaliação pela Aneel. Nunes critica a manobra da agência para antecipar o contrato, que vence em 2028, destacando os problemas constantes enfrentados pelos 24 municípios atendidos pela empresa.
Essa declaração ocorreu durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, abordando também a PEC 66, serviços de mototáxi, mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana e integração dos sistemas de monitoramento.
A Enel respondeu, anunciando um investimento de R$ 10,4 bilhões entre 2025 e 2027, visando a melhoria, digitalização e expansão do sistema de distribuição na região. A empresa reforça seu compromisso com os clientes e destaca que vai aumentar a contratação de eletricistas e as manutenções preventivas.
A Aneel afirma que a renovação antecipada das concessões é uma política pública, avaliada conforme o Decreto nº 12.068. A agência esclarece que ainda não foi aprovado contrato de concessão para a Enel-SP e que um termo de intimação contra a empresa está em análise, impedindo a renovação enquanto o processo estiver aberto.