Premiê da Groenlândia rebate declaração de Trump sobre anexação da ilha
Premiê da Groenlândia afirma que a ilha decide seu próprio futuro e não pertence a ninguém. Declaração surge em resposta a comentários de Trump sobre o interesse dos EUA na anexação do território.
Primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, rejeitou a proposta de anexação da ilha por Donald Trump, afirmando que “os Estados Unidos não vão conseguir isso. Nós decidimos nosso próprio futuro”.
A declaração ocorreu neste domingo (30), em resposta a uma entrevista de Trump à NBC, onde afirmou que os EUA ficarão “100%” com a Groenlândia e não descartou a possibilidade de usar força militar para garantir esse controle.
Trump também comentou que existe uma boa chance de conseguir a anexação sem força, embora não tenha descartado nenhuma opção.
Nielsen tomou posse antes da chegada da delegação americana à Base Militar de Pituffik, que aconteceu na sexta-feira (28). A delegação incluía o vice-presidente J.D. Vance e sua esposa, Usha.
A Groenlândia, um território autônomo do Reino da Dinamarca, é estratégica, situada entre a América do Norte e a Europa, próxima ao Círculo Polar Ártico. Trump justifica seu interesse na ilha por razões de segurança nacional.
Desde que a ideia de anexação surgiu, residentes e políticos da Groenlândia têm se oposto veementemente, com líderes dinamarqueses também rejeitando a ideia.
A reação dos groenlandeses foi de raiva às sugestões repetidas de Trump sobre a anexação.