HOME FEEDBACK

Premiê do Vietnã diz a Lula que vai abrir mercado à carne brasileira

Primeiro-ministro do Vietnã sinaliza abertura do mercado para carnes brasileiras, destacando a importância da parceria econômica entre os países. A formalização do acordo deve ocorrer durante a visita do presidente Lula ao país asiático.

Primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chinh, anunciou ao presidente Lula, em reunião nesta sexta (28) em Hanói, a abertura do mercado vietnamita de carnes para a pecuária brasileira.

A decisão será formalizada neste sábado (29). Segundo Roberto Perosa, presidente-executivo da Abiec, a contrapartida foi o reconhecimento do Brasil ao Vietnã como economia de mercado.

Essa mudança oferece ao Brasil acesso a um mercado que importa cerca de 300 mil toneladas anuais de carne, atualmente dominado pela carne de búfalo. A classe média vietnamita está em ascensão, buscando produtos de maior qualidade, como ressaltou Perosa.

A disputa pelo consumidor ocorrerá entre o Brasil e outros fornecedores, como Índia, Estados Unidos e Austrália.

Além disso, fontes da delegação brasileira indicam que a JBS planeja realizar um investimento significativo no Vietnã.

No Japão, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba expressou a intenção de enviar especialistas para promover a abertura do mercado japonês à carne brasileira, embora não haja data definida para a missão de inspeção.

Leia mais em folha