Presidente da Áustria desiste de vir à COP
A ausência do presidente austríaco destaca os desafios logísticos da COP30, que enfrenta críticas pela alta de preços de hospedagem em Belém. A pressão internacional aumenta, com 27 países exigindo soluções para a infraestrutura da conferência do clima.
Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, confirma ausência na COP30 em Belém, Pará.
A decisão se deve aos altos preços da viagem, conforme divulgado pela rede pública de televisão austríaca ORF.
Segundo o gabinete presidencial, “os custos particularmente altos da participação do presidente na COP deste ano não estão dentro do apertado orçamento da Presidência por razões logísticas”.
Os altos preços e a baixa oferta de hospedagem geram uma crise na organização da conferência do clima. Países e organizações pressionam o Brasil a mudar a sede devido às taxas exorbitantes do setor hoteleiro.
A Áustria enfrenta um déficit de mais de 4% do PIB e pode ser punida pela União Europeia. O presidente tomou a decisão após “cuidadosa consideração” e desejou sucesso à COP30.
Na ausência de Bellen, a Áustria será representada pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Totschnig.
A pressão aumentou nos últimos dias com delegações estrangeiras solicitando a redução dos preços das acomodações. Recentemente, 27 países assinaram uma carta cobrando soluções para as problemas de infraestrutura em Belém.
A menos de cem dias do início da cúpula, os valores dos quartos simples na capital paraense ultrapassam as diárias de unidades de luxo em cidades como Rio, São Paulo e Brasília.