Presidente da COP30 nega atrasos e cita comparações com Dubai
André Corrêa do Lago reafirma que a organização da COP30 em Belém está dentro do cronograma, sem preocupações logísticas. O evento, programado para novembro de 2025, promete atrair um grande número de participantes e investimentos significativos em infraestrutura na cidade.
Presidente da COP30, André Corrêa do Lago, assegura que a organização da conferência está dentro do cronograma e descarta preocupações logísticas.
Durante entrevista ao programa “Roda Viva” em 31 de março de 2025, ele afirmou: “Não acho que seja uma questão de atraso. As coisas estão mais ou menos dentro da previsão”.
A Casa Civil coordena a organização através de uma Secretaria Extraordinária, visando garantir uma experiência positiva para os participantes.
Corrêa do Lago também destacou o charme de Belém, comparando-a a Dubai, sede da COP2 anos atrás: “Belém é uma cidade muito mais charmosa”.
A COP30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025, com expectativa de receber 40.000 pessoas a mais diariamente, incluindo 7.000 comitivas da ONU e países participantes.
O investimento federal é de R$ 4,7 bilhões, oriundos do Novo PAC e do BNDES, para melhorias em turismo, mobilidade urbana e saneamento básico.
Belém enfrenta reformas intensivas em pontos turísticos, gerando transtornos, e 80,12% da população não tem acesso a esgoto adequado, segundo o Instituto Água e Saneamento.