HOME FEEDBACK

Presidente de partido com três ministérios na esplanada, Kassab diz 'não estar no governo Lula'

Kassab distancia PSD da gestão Lula e reforça candidatura própria para 2026. Ele indica possíveis nomes para a presidência, incluindo Eduardo Leite e Tarcísio de Freitas.

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, declarou que não faz parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de o partido possuir três ministérios.

Kassab enfatizou que os ministros foram indicados por membros da legenda e buscou dissociar-se da gestão petista. Ao assinar a ficha de filiação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reiterou o desejo do PSD de ter seu próprio candidato na disputa presidencial de 2026 ou de apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos), afilhado de Jair Bolsonaro.

Na eleição de 2022, o PSD cogitou candidaturas de Rodrigo Pacheco (MG) ou de Leite, mas acabou não lançando nenhum candidato. Alguns líderes do partido, como o senador Otto Alencar e o líder na Câmara, Antônio Brito, apoiaram Lula, enquanto Kassab ficou ao lado de Tarcísio. “Eu não estou no governo Lula”, afirmou.

Kassab mencionou conversas com Lula para manifestar que não seria contra a participação de lideranças do PSD no governo, mas reforçou a intenção de ter uma candidatura própria contra Lula em 2026. Ele apontou Eduardo Leite e Ratinho Junior como presidenciáveis do PSD e também defendeu Tarcísio como uma opção.

Atualmente, o PSD ocupa as pastas de Minas e Energia, Agricultura e Pescas e Aquicultura no governo Lula.

Leia mais em valoreconomico