HOME FEEDBACK

Presidente do Banco Central Europeu diz que comércio internacional nunca mais será o mesmo

Lagarde destaca que as tensões comerciais podem transformar permanentemente o comércio global e menciona a complexidade do impacto das tarifas na inflação. O alerta vem em meio a negociações entre as principais economias e uma possível redução nas taxas de juros do BCE.

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, alertou que as tensões comerciais mudarão o comércio internacional para sempre. Ela fez essas declarações em entrevista à CBC durante a reunião do G7 no Canadá.

Lagarde comentou que, apesar das mudanças, haverá mais negociações entre países. O comunicado final do encontro minimizou os desacordos sobre tarifas impostas pelos EUA, concentrando-se em enfrentar os “desequilíbrios excessivos” na economia global, um recado claro direcionado à China.

Em outra entrevista à Radio-Canada, ela discutiu o impacto das tarifas na inflação. Embora as tarifas possam elevar os custos de importação, há também a possibilidade de pressões deflacionárias com um desvio de produtos chineses para a Europa. Lagarde caracterizou a situação como delicada e difícil de avaliar.

Atualmente, a inflação na zona do euro é de 2,2%, mas espera-se uma queda para 1,7% no próximo ano, abaixo da meta de 2% do BCE. Analistas preveem uma redução de juros em duas semanas, sendo a oitava queda desde junho do ano passado, levando a taxa de depósito principal a 2%.

Leia mais em o-globo