Presidente do BC europeu alerta sobre impactos negativos de tarifas no mundo todo
Lagarde alerta sobre os impactos negativos das tarifas de Trump na economia global e defende a autossuficiência da UE. Ela enfatiza a importância de líderes políticos decidirem a resposta do bloco às novas tarifas.
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), alertou sobre as consequências negativas que as tarifas de Donald Trump sobre produtos da União Europeia (UE) podem ter na economia global.
Em entrevista à rádio Newstalk, Lagarde afirmou: “Nosso trabalho no Banco Central é antecipar, explicar quais serão as consequências em termos de impacto econômico - porque será negativo de qualquer maneira no mundo todo.”
Ela destacou que a densidade e a durabilidade do impacto dependerão do escopo, dos produtos visados e da duração das tarifas.
Sobre a resposta da UE, Lagarde afirmou que é questão para líderes políticos decidirem, mas sugeriu que o bloco deve se tornar mais autossuficiente e acabar com sua dependência da tecnologia americana, caracterizando isso como uma “marcha em direção à independência.”
Por fim, ela mencionou que o BCE “está muito próximo” da meta de inflação, com tendência positiva.