Presidente do Fed diz que o banco deve permanecer ‘completamente apolítico’
Jerome Powell reafirma compromisso do Fed com a apoliticidade em meio a críticas de Donald Trump. O presidente do banco central americano destaca a importância de aguardar os efeitos das tarifas comerciais antes de tomar decisões sobre taxas de juros.
Federal Reserve reafirma apoliticidade, diz Jerome Powell
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, declarou que o banco central dos EUA deve permanecer “completamente apolítico” após críticas do presidente Donald Trump sobre a não redução das taxas de juros.
Em Portugal, durante uma reunião de bancos centrais, Powell afirmou: “Estamos tentando proporcionar estabilidade macroeconômica e financeira para o benefício de todos”. O Fed mantém a taxa básica de juros estável desde dezembro, mesmo sob pressão de Trump.
Powell também destacou que o Fed espera avaliar o impacto das tarifas impostas por Trump antes de considerar novos cortes nas taxas. “A economia dos EUA está em boa forma, acreditamos ser prudente esperar”, disse em um fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra.
Trump implementou tarifas de 10% sobre quase todos os parceiros comerciais, além de taxas mais altas sobre aço, alumínio e automóveis importados. O impacto dessas medidas ainda é difícil de avaliar.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP