Presidente do INSS determina bloqueio de novos descontos de consignado para aposentados
Bloqueio afeta todos os beneficiários do INSS e é parte de medidas contra irregularidades em empréstimos consignados. Iniciativa ocorre após investigações da PF e CGU sobre esquema de descontos indevidos.
Bloqueio de Benefícios pelo INSS!
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio dos benefícios para novos descontos de empréstimo consignado entre todos os beneficiários.
A decisão foi publicada na quinta-feira no Diário Oficial da União e atende à Ação Civil Pública na 12ª Vara de Pernambuco, além de uma decisão cautelar do Tribunal de Contas da União.
O bloqueio é válido para todos os beneficiários, independentemente da data de concessão, e pode ser desbloqueado pelo segurado conforme procedimentos do INSS.
Na quarta-feira, o TCU concedeu um prazo de 15 dias ao Ministério da Previdência Social e ao INSS para fornecer informações sobre irregularidades nos descontos nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas.
Além disso, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) iniciaram a Operação Sem Desconto, que investiga um suposto esquema de descontos irregulares envolvendo a alta cúpula do INSS e associações