HOME FEEDBACK

Presidente do Irã aprova lei que suspende cooperação com a AIEA

Irã suspende cooperação com a AIEA e proíbe entrada de inspetores. Decisão ocorre em meio a tensões crescentes devido a ataques ocorridos contra seu programa nuclear.

Presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, aprova nova lei suspende a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A medida foi divulgada pela emissora estatal Press TV e proíbe a entrada de inspetores da AIEA no Irã a menos que a segurança das instalações nucleares e das “atividades nucleares pacíficas” seja garantida.

A entrada será sujeita à aprovação do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.

Na semana passada, o Conselho de Guardiões validou um plano para suspender a cooperação com a AIEA, incluindo:

  • Proibição da entrada da agência no Irã;
  • Expulsão de todos os inspetores da AIEA.

A medida ocorre em meio a crescentes tensões entre o Irã e a AIEA após a ofensiva israelense contra o programa nuclear iraniano, seguida por ataques dos EUA a instalações em Fordow, Natanz e Isfahan.

Teerã critica a AIEA e seu diretor-geral, Rafael Grossi, por não condenar esses ataques, considerados pelo Irã como violações do Tratado de Não Proliferação (TNP).

Além disso, o Irã está “considerando” proibir a entrada de Grossi no país, alegando que seus relatórios têm “motivações políticas”.

Grossi reconheceu, em entrevista à RFI, a “certa tensão” nas relações entre AIEA e Irã e se ofereceu para retomar as inspeções, mas não recebeu resposta do governo iraniano.

Com informações da EFE

Leia mais em jovem-pan