HOME FEEDBACK

Presidente do México diz acreditar em acordo com EUA antes de agosto

México busca acordo com EUA para evitar aumento de tarifas sobre exportações. Conversas entre delegações de ambos os países já foram iniciadas para preservar a soberania nacional e mitigar os impactos econômicos.

Presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou neste sábado (12.jul.2025) que o país buscará um acordo com os Estados Unidos para reduzir tarifas de exportação antes de agosto.

Essa medida surge após o presidente dos EUA, Donald Trump, impor uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos.

Sheinbaum afirmou: “Já foi instalada uma mesa de trabalho para que não haja aumento nos impostos em 1º de agosto. Cremos que, conforme se desenvolverem as conversas, chegaremos a um acordo antes disso. O povo do México sempre triunfa”.

Ela destacou a soberania do país como algo nunca negociável, durante a inauguração de um hospital rural em Sonora.

Uma delegação mexicana, composta por secretários de Relações Exteriores, Fazenda, Segurança Pública e Energia, se reuniu na sexta-feira (11.jul) com representantes dos EUA.

Trump justificou a tarifa afirmando que o México não está fazendo o suficiente para combater o narcotráfico, dizendo que “o México ainda não deteve os cartéis que estão tentando transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico”.

Ele também declarou: “A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do México uma tarifa de 30% sobre produtos mexicanos enviados para os Estados Unidos”.

Leia mais em poder360