Presidente do México processará advogado de filho de ‘El Chapo’
Claudia Sheinbaum toma decisão judicial contra advogado de Ovidio Guzmán após acusações nas redes sociais. A presidente destacou a necessidade de combater a difamação e a narrativa associada ao tráfico de drogas.
Claudia Sheinbaum, presidente do México, anunciou que processará por difamação Jeffrey Lichtman, advogado de Ovidio Guzmán, filho de Joaquín “Chapo” Guzmán. A informação foi revelada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (14).
A medida segue os comentários de Lichtman, que acusou Sheinbaum de ser o “braço de relações públicas” de uma organização de tráfico de drogas.
Sheinbaum afirmou: “Não vou dialogar com o advogado de um traficante de drogas. Vamos entrar com uma ação por difamação aqui no México porque isso não se pode deixar passar”.
Ovidio Guzmán, de 35 anos, se declarou culpado de acusações de tráfico de drogas à Justiça dos EUA na semana passada. Esta é a primeira vez que um filho de “El Chapo” assina um acordo com promotores americanos.
Washington acusa Ovidio e seus irmãos de liderar “Los Chapitos”, uma facção do cartel de Sinaloa. O governo Trump a classifica como uma organização terrorista.
Sheinbaum criticou a falta de coerência das autoridades americanas em negociar um acordo com um membro de uma organização que consideram terrorista.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório