HOME FEEDBACK

Presidente do Peru dobra o próprio salário em meio a impopularidade recorde

Dina Boluarte aumenta seu salário em meio a protestos e crise de popularidade. A presidente do Peru, alvo de investigações e com baixa aprovação, passando a ganhar US$ 10.000 mensais a um ano do fim de seu mandato.

Presidente do Peru, Dina Boluarte, dobrou seu salário a um ano de deixar o poder. A medida foi anunciada na quarta-feira, 2, e a nova remuneração mensal será de 35.568 soles (cerca de US$ 10.000).

Boluarte, de 63 anos, enfrenta protestos devido à violência dos criminosos no país e sua impopularidade, com índices de desaprovação superiores a 90%. Sua aprovação estava em apenas 2% em maio, segundo a Ipsos.

O governo justificou o aumento salarial afirmando que ele visa igualar os salários em dólar dos presidentes de 12 países latino-americanos. O salário presidencial no Peru estava congelado desde 2006.

Economista Jorge González Izquierdo criticou a decisão, argumentando que é um “pior momento” para divulgá-la, devido à baixa aprovação da presidente.

Ainda, Boluarte está sob investigação do Ministério Público por possíveis ilegalidades, incluindo a ausência não comunicada para uma rinoplastia e por não ter declarado relógios de luxo usados em público.

Leia mais em exame