HOME FEEDBACK

Presidente do PP diz que governo Lula “ataca” Congresso

Ciro Nogueira afirma que governo reage com ataques por falta de apoio no Congresso. Enquanto isso, o PT intensifica a defesa pela taxação de bancos e bilionários como forma de justiça tributária.

Senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a reação do governo à derrubada do decreto que aumentava o IOF pelo Congresso, nesta 3ª feira (1º.jul.2025).

Nogueira afirmou que o governo, diante das dificuldades legislativas, responde com ataques. Ele comentou: “Um governo fraco, sem apoio popular, que quebra as finanças públicas é o único inimigo do povo.”

O PT, aliado do presidente Lula, intensificou o discurso em defesa da taxação dos 'BBBs' (bancos, bets e bilionários), apresentando a justificativa de que é essencial para garantir justiça tributária.

O governo tentou aumentar o IOF para fechar as contas em 2025, mas o Congresso derrubou o decreto. Também busca aprovar uma reforma do IR, com isenção para quem ganha até R$ 5.000 e alíquota elevada para rendimentos acima de R$ 50.000, enfrentando resistência.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também criticou a reação do governo, alegando que o Executivo tenta colar no Congresso a imagem de inimigo do povo.

Leia mais em poder360